Cobrança Indevida não é necessariamente uma Negativação Indevida!

Negativação Indevida

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Muito comuns ultimamente, as cobranças indevidas estão na lista de práticas geradoras de reparação moral e material por parte das empresas, na listagem do PROCON e da justiça. Contudo, a cobrança indevida não se confunde com a negativação indevida, pois são atos distintos.

A negativação é consequência da cobrança, e se ela é indevida, aquela também o será. Mas, uma não é automática à outra, sendo atos distintos, os quais precisam ser praticados pelo credor, quando da cobrança.

Se você quer saber mais sobre negativação e cobrança indevida, continue acompanhando para entender mais sobre esse assunto. Confira.

Cobrança indevida

A cobrança indevida ocorre quando alguém é solicitado ao pagamento de débitos que não deu causa, não foi o gerador e não se aproveitou dele. Por exemplo, se há cobrança de serviços de telefonia os quais não foram contratados, é indevida, pois não houve o pedido por parte de quem está sendo cobrado.

Tal situação é rotineira no país, com empresas fazendo cobrança de consumidores, sem qualquer fundamento. E há consumidor que quita essas dívidas, sem dever, pois teme que haja maiores problemas, inclusive uma negativação de seu nome e a imposição de restrições junto aos órgãos de proteção ao crédito, o que impediria eles de contratar crédito, serviços ou comprar produtos.

A cobrança indevida deve ser combatida, sendo que, em um primeiro momento pode-se acionar o PROCON local para que este analise o caso e imponha sanções ao falso credor, evitando que tal situação volte a ocorrer. De outro lado, o acionamento da justiça é outro caminho o qual, através de decisão judicial, a cobrança será anulada, não havendo que se falar em dívida existente, trazendo segurança ao consumidor em relação ao débito.

E a cobrança indevida pode gerar danos morais a serem reparados por quem cobra, afinal, houve um excesso por conta de dívida que não foi dado causa. Assim tem entendido a justiça, porém, com certa limitação pois o dano moral deve ser provado, não sendo de interpretação automática.

Negativação indevida

Conseguinte à cobrança indevida, acontece a negativação indevida, ato em que o nome do consumidor é inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, gerando inúmeras restrições em seu cotidiano, principalmente no que diz respeito à aquisição de produtos e serviços. Isso pois os fornecedores sempre pesquisam a saúde financeira do cliente para entender os riscos que correm em relação ao negócio a ser firmado.

Não necessariamente, após uma cobrança indevida, haverá a negativação, pois são atos independentes e distintos. Por isso, a cobrança indevida é autônoma e deve-se ficar atento em relação à negativação indevida, pois ela não é automática.

Quando ocorre a negativação

Para que haja a negativação, deve-se receber comunicação formal sobre a inscrição do nome no cadastro de devedores, sendo formalidade essencial para que se possa negativar o consumidor. Caso não haja, a negativação se tornará ilegal, sendo a dívida procedente ou não.

De outro lado, a negativação indevida, seguinte à cobrança indevida, gera a presunção de dano moral objetivo, ou seja, não há que se haver prova de que houve a efetividade de dano moral, sendo que a merda negativação já é pressuposto de que o dano existe, gerando a necessidade de reparação por parte daquele que praticou o ato, empresa que está cobrando indevidamente ao consumidor.

Assim, quando do acionamento da justiça, para que se suspenda a cobrança indevida, há de pedir, além da suspensão, o ressarcimento pelos danos morais experimentados com a negativação indevida. Existe uma fixação de um valor de R$ 5 mil, pelo Superior Tribunal de Justiça. Contudo, se houve algum ato maior, como por exemplo, a negativa de acesso a crédito ou à compra de um produto, esse valor pode ser majorado, passando a um patamar mais elevado.

Leia também: Posso Estar Com Nome Negativado Sem Receber Uma Comunicação?

Siga nosso Instagram: sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as