Você sabe como buscar ajuda em caso de nome sujo indevidamente? Essa é uma dúvida recorrente para a maioria das pessoas que já tenham passado por este problema.
É muito comum, hoje em dia, ouvir falar sobre a negativação no nome das pessoas. Isso porque tem sido frequente o surgimento de novas dívidas. Porém, existem casos onde a culpa não é do consumidor. E com isso, como buscar ajuda em caso de nome sujo indevidamente?
Entenda todas as restrições que podem existir e veja qual é a melhor forma solicitar ajuda, seja para a empresa ou para um advogado.
O que pode acontecer se seu nome estiver sujo?
Infelizmente, quando o nome da pessoa está sujo, pode restringir para obtenção de crédito e outros.
Note bem, você é uma pessoa organizada financeiramente, ao buscar crédito junto a empresas que disponibilizam, como por exemplo através de cartão de crédito. Assim, é feita uma consulta para analisar se o seu nome está negativado ou não.
Caso o seu nome esteja negativado, isso pode impedir a liberação do crédito. Assim como o pedido de empréstimos e até mesmo embarreirar possível aluguel de carros ou imóveis.
Busque ajuda para nome sujo indevidamente
Mas, se não foi através da contração de dívidas que você teve seu nome negativado, veja o que fazer quando houver ilegalidade da empresa na cobrança de dívidas que não surgiram por você.
Existem algumas situações em que a empresa suja indevidamente o nome da pessoa e neste caso, cabe a pessoa que estiver passando por isso entrar em contato com a instituição, para que isso seja resolvido. As situações em que isso costuma ocorrer são as seguintes:
Dívida já paga
Pode ser que você até tenha tido uma dívida, porém, tenha conseguido quitá-la. Nesse caso, se o seu nome ainda constar negativado, existe a possibilidade de entrar em contato com a empresa para que ela reverta a situação.
Essa dívida deve ser retirada em até 5 dias úteis após o pagamento ter sido regularizado. Depois desse prazo, existe uma ilegalidade da empresa.
Dívida por um serviço que não foi contratado
Infelizmente, é muito comum ver algumas empresas adicionarem serviços que não foram contratados por você no seu pacote. O não pagamento pode acabar gerando uma dívida.
No entanto, como o serviço não foi contratado por você, existe a possibilidade de resolver com a empresa e comprovar que a contratação não partiu da sua parte e solicitar o cancelamento desse serviço, bem como, a retirada do seu nome da negativação.
Devido ao cancelamento de serviço
É normal querer cancelar um serviço, que não esteja de acordo com as suas necessidades. Porém, caso a empresa continue cobrando o pagamento e em decorrência de não o realizar e ainda negativar o seu nome, entre em contato explicando que ocorreu uma negativação indevida.
Caso necessário comprove o cancelamento do serviço e solicite que essas cobranças sejam retiradas.
A empresa se negou a retirar a restrição do meu nome, como buscar ajuda?
Caso fique comprovado, através dos documentos comprobatórios que você possua, que a restrição que está no seu nome não foi contraída por você ou se foi já conseguiu pagá-la, a empresa precisa retirá-la imediatamente.
E se isso não ocorrer? Existe a possibilidade de contratar um advogado para junto a ele buscar medidas judiciais de reverter a inclusão do seu nome no SPC.
Dependendo do transtorno, você pode será até mesmo indenizado por todo o constrangimento e cobrança indevida que estiver passando. Mas, isso cabe ao advogado de sua confiança orientá-lo melhor.
Depois de saber como buscar ajuda em caso de nome sujo indevidamente, vendo quais são os transtornos e estresses que podem ser ocasionados, evite ao máximo contrair dívidas e faça uma análise frequente do seu CPF para saber se há alguma negativação que você desconheça.
Leia também: Como Retirar Dívida Do Nome De Forma Simples
Siga nosso Instagram: sm_negativacao