Como comprovar negativação indevida

Negativação Indevida

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A negativação indevida do CPF, ou CNPJ, sempre traz diversos empecilhos ao desenvolvimento das atividades diárias, como compras ou concessão de crédito por parte de instituições financeiras.

E, muitas dessas negativações são indevidas, uma vez que empresas não se atentam para a real situação de consumidores, inserindo os dados nos bancos de proteção ao crédito do país.

De outro lado, muito nem fazem ideia que o nome está constando do cadastro de proteção, sendo que, quando descobrir, será no momento em que precisam acessar crédito, fazer uma renegociação ou algum compra. Descubra se há negativação e como se comprova esta, para a solução e acionamento, quando necessários.

Onde pesquiso sobre negativação

Existem algumas ferramentas que possibilitam a informação de existência de negativação indevida, com a inscrição dos dados nos cadastros de proteção ao crédito.

Uma delas são os aplicativos, ou sites, das empresas de controle de crédito e análise de rating no país, sendo as duas principais, o SERASA e o SPC. Ambas fornecem acesso ao cadastro de inadimplentes, como ferramenta a ser utilizada no desenvolvimento de negócios, ou apenas como consulta pontual.

Acessando o site delas, há as informações necessárias para o acesso às consultas, bem como o pagamento.

De outro lado, mais rápido e menos custosa, é a consulta feita junto aos Correios, onde, em uma agência, se consegue verificar se há negativação em algum CNPJ ou CPF, sendo emitido um relatório sucinto sobre a situação, constando o valor e a empresa que o negativou.

Outras formas de pesquisa

Existem outros sites, que não das empresas oficiais de negativação, que oferecem o serviço de verificação, podendo ser acessado e consultado. Contudo, o serviço é pago e, geralmente, um pouco mais caro que os oficiais.

De outro lado, instituições financeiras têm acesso ao banco de dados de negativação, e, caso tenha problemas na aquisição de crédito ou serviços junto a uma delas, você poderá solicitar o relatório sobre a situação, uma vez que é ele quem trava seu acesso aos serviços financeiros. A instituição imprimirá e lhe fornecerá os dados.

E por que comprovar a negativação?

A comprovação da negativação indevida é etapa essencial para que se acione o credor que registrou os seus dados nos serviços de proteção de crédito, afinal, a negativação é indevida, estando ali erroneamente.

Essa comprovação é essencial para que se tenha a certeza de que há inclusão e se possa exigir reparação de danos por isso, uma vez que, não há dívida a ser quitada.

Caso vá se ingressar com processo judicial contra a empresa negativadora, um dos pontos mais importantes é a juntada de documentação que indica a existência de negativação, caso contrário, a ação não será procedente.

De outro lado, as empresas credoras não tem o controle necessário sobre as inclusões ou exclusões dos cadastros, logo, a prova feita por você, quando em contato com elas para a solução, é um meio de facilitar a conversa.

Danos Morais

Em caso de negativação indevida, é entendimento unânime da justiça que a empresa causadora do problema deve indenizar o consumidor pela negativação, uma vez que essa traz problemas para o dia a dia das pessoas.

Nesta linha, a justiça tem garantido uma indenização de R$ 5 mil para aqueles que se verem incluídos em cadastros de proteção ao crédito, sem motivos algum.

Tendo em vista que a prática é comum no país, vale apena o acionamento judicial como meio de coibir essa atitude, gerando perdas financeiras às empresas que praticam isso, fazendo com que elas tenham motivos para tomar mais cuidado quando for negativar alguém.

Esse é um meio de coibição efetivo pois, quando pesa no bolso, as atenções se redobram! Caso precise de ajuda nesse tipo de assunto, então entre em contato conosco. Temos uma equipe de especialistas para te auxiliar.

Leia agora: Qual A Diferença Entre Negativação Indevida E Cobrança Indevida?

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as