Como comprovar negativação indevida?

negativação indevida

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você conhece alguém que está com nome sujo e não sabe como comprovar negativação indevida? Saiba então que é muito importante conhecer os meios de comprovar que você está com nome sujo indevidamente. Isso pode ajudar você a se livrar desse problema de forma mais célere.

Essa situação é muito mais comum do que parece e muitas pessoas pelo Brasil afora sofrem com esse tipo de problema.

Está passando por isso agora e não sabe como resolver essa situação? Acompanhe as dicas a seguir e confira tudo a respeito de como comprovar negativação indevida.

O que é uma negativação indevida?

A negativação indevida ocorre quando uma empresa, erroneamente, inclui o nome de um consumidor nos sistemas de proteção ao crédito.

Seja por uma dívida já paga ou mesmo por um serviço nunca contratado, a negativação indevida pode ocorrer e afetar a vida da pessoa.

Além da fama de ser um “mal pagador”, o consumidor também se vê numa situação em que fica totalmente impossibilitado de conseguir crédito.

Muitas vezes, essa situação gera bastante constrangimento, fazendo então com que a pessoa deixe de adquirir bens que precise por conta de uma dívida que nem mesmo possui.

Como saber se seu nome está negativado?

O primeiro passo para saber se seu nome está negativado é justamente ir até o site do Serasa ou de outro birô de proteção ao crédito, fazer o seu cadastro e verificar os dados.

Quando seu nome está sujo, você verá que há a indicação de que há uma ou mais dívidas negativadas no seu nome. O seu score também estará baixo, graças a essa dívida, o que acaba por fazer com que a sua propensão a conseguir crédito seja pequena.

Dívida negativada e em atraso são coisas diferentes, sendo assim, verifique bem o que está discriminado na hora em que você buscar essas informações.

Como comprovar a negativação?

Agora que você já sabe como verificar se está negativado, é hora de saber como comprovar negativação indevida.

Para isso, existem algumas coisas que você pode fazer. Vamos ver a seguir quais os passos a seguir e as principais dicas para que você possa comprovar essa negativação e buscar o auxílio necessário.

Verifique os sites de proteção ao crédito

O primeiro passo, claro, é verificar os sites de proteção ao crédito, como por exemplo o Serasa.

Lá, ao verificar a dívida negativada indevidamente, verifique os dados apresentados, como:

  • Nome da empresa;
  • Número do contrato;
  • Valor da dívida;
  • Data.

Todos esses dados são importantes, por isso, tire fotos ou prints da tela em questão.

Confira os dados da dívida

Agora é hora de bater os dados apresentados na sua negativação. Veja se a empresa que te negativou realmente tinha algum tipo de contrato com você ou não.

Você realmente tem relacionamento com essa empresa? Se sim, adquiriu realmente aquele produto informado? O valor da dívida negativada está correto?

Ou ainda, verifique se aquela dívida já não está quitada. Tudo isso precisa ser conferido com atenção, portanto, veja tudo com muita calma.

Reúna comprovantes de pagamento e outros documentos

Se você realmente adquiriu aquela dívida, mas já a quitou, por exemplo, reúna todos os documentos e comprovantes que mostrem que aquela dívida não existe.

Todos os documentos são importantes, portanto, tenha em mãos tudo o que ajude você a comprovar que aquela dívida não existe ou simplesmente já foi quitada.

Com todos esses documentos em mãos, fica muito mais fácil buscar por seus direitos. Para dar ainda mais peso ao seu caso, adicione provas de como aquela negativação indevida lhe trouxe constrangimento, impedindo por exemplo que você conseguisse crédito.

Procure ajuda especializada

De posse de todas essas informações e já com a certeza de que você tem tudo em mãos para comprovar a negativação indevida, é hora de buscar ajuda especializada.

Dessa forma, você irá conseguir ter mais rapidez em todo esse processo e maior facilidade na hora de limpar seu nome de uma vez, livrando-se assim dos constrangimentos trazidos por esse problema.

Agora que você já sabe como comprovar negativação indevida, reúna todos os documentos necessários e conte com ajuda de bons profissionais na hora de intermediar seus interesses.

Leia também: O Que Fazer Ao Ter Seu Nome Sujo Indevidamente Em Fraude?

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as