Como consultar um nome negativado?

Nome negativado

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Não incomum, as pessoas se deparam com negativação do nome, sem nem saber a procedência e do que se trata. Contudo, não se tem ciência de que há a negativação, sabendo apenas em situações em que se vai precisar usar o CPF e se recebe a notícia que há uma restrição.

Entretanto, é possível que se consulte periodicamente o CPF para verificação da presença ou não de negativação em seu nome, para que se tenha o controle e não haja surpresas quando for usá-lo para alguma necessidade.

Você sabe como realizar esse processo de maneira correta? Então saiba que agora, iremos te explicar um pouco mais a respeito de como fazer isso de um jeito simples. Confira todas as informações.

Quem negativa o nome do consumidor?

A negativação do nome é feita pelos órgãos de proteção ao crédito, como o SERASA e o SPC, os quais possuem um cadastro e bancos de dados com as informações necessárias sobre as dívidas e inadimplências existentes.

A negativação se dá após o acionamento pelo credor (empresa ou pessoa física) dos órgãos de proteção, principalmente quando a dívida é protestada em cartório, sendo que este procede a inscrição do nome no rol de devedores e negativados.

Quem pode realizar a consulta?

As consultas aos órgãos de proteção ao crédito são feitas, principalmente, por instituições financeiras e lojas que possuem venda parcelada e a prazo de produtos.

As consultas são feitas para a verificação do rating de crédito, ou seja, a pontuação que se possui para a contratação de empréstimos ou de contrair dívidas em compras parceladas. A pontuação é o guia para que as empresas entendam se é viável, ou não, conceder crédito ou confiar na pessoa e se ela pagará ou não o débito.

Qualquer um pode consultar?

Consultas aos órgãos de proteção ao crédito possuem alguns diferenciais. O tipo de consulta a ser feito muda, de acordo com quem consulta.

Instituições financeiras possuem acesso mais amplo e aberto aos órgãos, para que possam aplicar a matriz de cálculo de seus empréstimos, fazendo as verificações necessárias para a pontuação do cliente. Assim, a consulta diz respeito ao histórico de vida da pessoa, perante os órgãos de proteção.

Lojas possuem um acesso mais restrito, mostrando apenas se há ou não negativação do nome, indicando se há dívidas em aberto ou pendências financeiras não resolvidas, gerando a dúvida, caso haja, sobre a concessão do parcelamento ou da venda a prazo.

As demais consultas são feitas com muita restrição, onde se apresenta apenas se há dívidas e quem é o credor.

Como consultar um nome negativado?

Existem algumas formas de se consultar os órgãos de proteção ao crédito, como por exemplo, sendo a mais simples, os correios. Basta ir a uma agência e apresentar seu CPF, que será feita uma consulta e informado, através de um comprovante, a existência de débitos ou não.

De outro lado, na internet, existem inúmeros serviços especializados que oferecem, mediante assinatura, softwares de consulta, os quais podem ser acessados e utilizados, de acordo com as informações que se quer obter e o tipo de serviço que se presta.

Outra forma, é simular um empréstimo junto ao seu banco, onde, caso haja pendências, será informado pelo atendente. Basta pedir para ele informar quais são as pendências constantes, para que você tenha ciência e possa resolver junto aos credores.

E, por fim, fazendo um cadastro no site do Serasa, por exemplo, você tem acesso a informações de seu score de crédito, se há ou não dívidas negativadas em seu nome e até mesmo recebe propostas de cartões ou de empréstimos.

Importância da consulta do nome negativado

É importante uma consulta aos órgãos de proteção ao crédito para que se saiba da existência de pendências, ou não, e se tenha previsibilidade e se possa tomar as precauções necessárias.

Principalmente se a pendência não é procedente, havendo uma negativação indevida, a qual deve ser sanada, por meio do contato com a empresa credora, ou reclamação específica junto ao PROCON.

Caso não se resolva, cabe uma ação judicial, inclusive com o pedido de ressarcimento de danos morais, para que a empresa possa rever suas ações e procedimentos de negativação.

Para saber mais sobre nome negativado e outros temas pertinentes, inclusive a negativação indevida, entre em contato conosco agora mesmo.

Leia também: Negativação Indevida Gera Dano Moral?

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as