Como lidar com o seu poder de compra de forma inteligente?

poder de compra

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabe como lidar com seu poder de compra de forma inteligente? Conhece bem o quanto pode gastar, quais são os seus limites e o que você deve ou não fazer na hora de escolher novos itens?

Muitas pessoas passam por esse problema e precisam colocar o pé no freio na hora de fazer compras. Afinal, não conseguir lidar com seu poder de compra é algo muito perigoso para sua saúde financeira.

Vamos então agora conhecer algumas dicas muito interessantes para quem quer se manter na linha e evitar ficar sem dinheiro na hora em que mais precisar.

Dicas para lidar com seu poder de compra de forma inteligente

Antes de sacar o seu cartão de crédito ou de débito e sair comprando diversos itens que você não sabe se precisa, é muito importante analisar bem suas ações.

Será que aquele item é realmente importante agora? Você pode pagar por determinada coisa?

Diversos questionamentos precisam estar em sua mente antes de fechar qualquer negócio, por menor que seja.

Confira agora algumas dicas interessantes para lidar com suas finanças de maneira adequada.

Espere antes de comprar

Bateu aquela vontade de pegar o cartão e comprar algum item específico? Aquela roupa, sapato, um lanche ou até mesmo um carro?

Antes de efetivamente comprar, por menor que seja a compra, espere algum tempo. Pode ser trinta minutos, ou até mesmo um mês, no caso de compras maiores.

Esse tempo de espera vai te permitir perder aquela euforia momentânea e você irá conseguir analisar com muito mais cautela e cuidado se precisa ou não gastar essa quantia agora.

Caso depois desse período de espera você ainda esteja sentindo a necessidade daquela compra, tente encaixá-la saudavelmente em seus gastos e então feche o negócio.

Não compre quando estiver muito contente ou muito triste

Uma das coisas que mais podem ser perigosas para o seu bolso é justamente fazer compras em momentos de picos emocionais, seja quando estamos muito alegres ou muito tristes por alguma situação.

Nesses momentos, ficamos muito vulneráveis a tomar decisões que podem nos custar caro, literalmente.

Quando tentamos fazer compras para aliviar a tristeza por algum momento difícil, acredite, isso pode causar um grande rombo em seu bolso e a tristeza será maior depois.

Sendo assim, espere sair desses picos de emoções para depois analisar novas compras com mais frieza.

Tenha metas bem definidas

Fica muito mais fácil poupar e saber quanto gastar ou não quando você tem objetivos e metas bem definidos de compra.

Ou seja, caso você tenha a meta de comprar, no longo ou médio prazo, um carro ou uma casa ou mesmo fazer uma viagem, precisa segurar as rédeas do seu orçamento.

E isso não quer dizer que você não possa gastar com nada, mas que deve sim colocar na ponta do lápis pequenos gastos que poderiam ser poupados com o objetivo de comprar um bem maior.

Conheça seu ponto fraco

O que você mais gosta de comprar? Roupas? Comida? Games? Seja o que for, você precisa conhecer o seu ponto fraco, aquilo que você mais compra por impulso e o que mais te tira do foco de economizar.

Assim que você consegue identificar esse ponto, que pode ser um grande rombo no seu orçamento, você consegue se manter na linha.

E antes de fazer essas compras que são as mais tentadoras para você, lembre-se da primeira regra e aguarde algum tempo antes de realmente comprar o item.

Evite sair sempre com o cartão

Um dos maiores erros de quem quer lidar com o seu poder de compra de forma inteligente, é andar sempre com o cartão de crédito no bolso.

Isso porque, com a facilidade de o cartão estar sempre ali, você acaba comprando por impulso com muito mais frequência.

Lembra do tempo de espera que você deve tomar antes de efetuar qualquer compra? Ele é reduzido a zero se você estiver com o cartão sempre à mão e isso pode prejudicar seus planos de longo prazo.

Saia com o cartão apenas se já estiver com uma compra planejada e bem estudada para fazer.

Lidar com seu poder de compra é fundamental

Viu como é mais simples do que parece lidar com seu poder de compra de forma inteligente?

Apesar de algumas dicas realmente parecerem sofridas, acredite, vale muito a pena cuidar bem do seu dinheiro.

Estar com uma conta bancária saudável é primordial para que você não passe por apertos desnecessários em certos momentos da vida. Além disso, te ajuda a traçar planos maiores e metas mais ambiciosas.

Agora, comece a lidar com o seu poder de compra de forma inteligente e poupe mais, começando hoje mesmo.

Leia também: É Possível Fazer Cartão De Crédito Estando Negativado?

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as