Como resolver uma cobrança indevida?

Cobrança indevida

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A cobrança indevida é uma situação muito incômoda e prejudicial ao consumidor que afeta a vida de várias pessoas. Por mais que pareça uma situação difícil de ocorrer, de ser cobrado por algo que não deve, acontece com mais facilidade do que imaginamos.

Pelos mais diversos motivos as empresas podem vir a cometer erros e nos incluir na lista de maus pagadores. E é preciso sempre ter atenção a isso para evitar que ocorram problemas.

Uma cobrança indevida é uma situação desagradável, que pode vir a gerar transtornos e incômodo, além de poder se transformar numa negativação.

Hoje, vamos falar mais a respeito desse tema, saber como ele pode acontecer e também te dar algumas dicas para se livrar desse tipo de situação da melhor maneira possível. Confira os detalhes.

O que é uma cobrança indevida?

A cobrança indevida é uma situação em que uma empresa está lhe cobrando por algo que você simplesmente não contratou ou adquiriu ou mesmo está cobrando a mais do que fora previamente combinado em contrato.

Essa cobrança pode ser tanto de valores grandes quanto de quantias pequenas, porém, seja como for, é uma situação em que recebemos repetidas ligações telefônicas, mensagens, e-mails e outros.

Para identificar esse tipo de situação, sempre é muito importante ter em mente o que estava sendo acordado em contrato, já que se consegue mais facilmente identificar o valor a mais ou o que está sendo cobrado que não é devido.

Quando ocorre uma cobrança indevida?

A cobrança indevida pode ocorrer em diversas situações diferentes, como por exemplo:

  • Fraude;
  • Golpe;
  • Erros da empresa.

Por vezes, a empresa pode não ter registrado corretamente que a dívida foi paga e continuar cobrando o mesmo valor, muitas vezes até com juros por conta do suposto atraso.

Em alguns casos mais extremos, pode acontecer que você até tenha seu nome negativado indevidamente, gerando ainda mais problemas.

Para verificar se essa cobrança indevida lhe gerou uma negativação, faça uma consulta no Serasa, por exemplo, e veja como está o seu score e se há algum tipo de cobrança em seu CPF.

Mas o que fazer caso você note que uma empresa está lhe cobrando valores indevidos por serviços não adquiridos ou que vão além do contratado? Continue lendo para saber a resposta.

O que fazer caso haja uma cobrança indevida em seu nome?

Caso você esteja recebendo cobranças por qualquer que seja o meio e sabe que esse valor pedido não é devido, existem algumas coisas que você pode fazer para se livrar desse problema.

Abaixo, separamos as duas principais atitudes que você deve tomar ao se deparar com uma situação como essa. Confira.

Procure a empresa que fez a cobrança

O primeiro passo é que você procure a empresa que está lhe cobrando e esclareça toda a situação.

Tenha sempre em mãos documentos que comprovam que o valor cobrado está errado ou então que você nunca adquiriu tal serviço.

Ligue, envie um e-mail ou mesmo vá até o local físico para buscar esse atendimento e procure comprovar que você não deve esse valor.

Na maioria dos casos, por meio da comprovação, a empresa consegue verificar os dados e suspender a cobrança. Isso resolve o problema de forma definitiva. Porém, em outras situações, a empresa continua cobrando o débito indevido.

Busque seus direitos

Caso a comprovação de que você não está devendo não funcione de nada, é importante que você busque os seus direitos. Isso porque uma cobrança indevida pode gerar uma negativação e te trazer ainda mais transtornos.

Nesses casos, quando o contato com a instituição não resolve o problema, você pode procurar resolver o problema na via judicial para comprovar que você é bom pagador.

Conte com ajuda especializada para sanar este problema

Se você precisar buscar os seus direitos para se livrar de uma vez da cobrança indevida, saiba que o melhor a fazer é contar com a ajuda de uma empresa ou profissional especializado nessas questões.

Quando você conta com esse auxílio, consegue resolver o problema de forma muito mais simples e não precisa se preocupar com os trâmites do processo.

Além disso, caso se necessite de mais documentos ou informações, o profissional te solicita diretamente e você consegue economizar tempo.

Se precisar de ajuda para lidar com cobrança indevida, conte com nossos especialistas. Entre em contato conosco para saber mais.

Leia também: Nome Sujo Indevidamente: Como Limpar?

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as