Como saber se o nome está negativado indevidamente?

Nome negativado

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Afinal, como saber se o nome está negativado indevidamente? Muitas pessoas nem sequer sabem como fazer para identificar essa restrição.

Existem algumas maneiras de contrair dívidas no seu nome e acabar com ele negativado. Isso pode acontecer devido à má utilização das suas finanças e a má organização das mesmas.

Porém, existe também a possibilidade do seu nome estar negativado indevidamente. Mas, se não foi algo planejado nem esperado, como você vai descobrir essa negativação?

Confira então agora todas as informações sobre o tema e veja formas simples de identificar o problema em questão.

O que é negativação indevida

A negativação indevida, é quando o seu CPF ou de maneira popular, quando o seu nome, fica sujo. Porém, isso nem sempre acontece por alguma irresponsabilidade sua. Geralmente, a negativação indevida, como o próprio nome já diz, acontece de forma errônea.

Essa negativação indevida pode se dar por uma dívida, renegociação que já tenha sido paga, ou até mesmo por uma dívida que nunca existiu da sua parte.

Neste último caso, você pode até ter tido os seus dados compartilhados sem a sua permissão, que que podem acabar prejudicando a sua vida em relação a essa negativação.

Como saber se o nome está negativado indevidamente

Descobrir que seu nome está negativado não é algo muito complicado. Hoje em dia, com a tecnologia super moderna, existem alguns sites de pesquisas que podem verificar o seu CPF, sendo capazes de mostrar a você de uma forma atualizada se o seu nome está com alguma restrição ou não.

É importante então que você frequentemente visite-os para saber como está a regularidade do seu nome e se há alguma dívida pendente, mesmo que seja indevida.

Outra opção extremamente relevante é, caso comece a chegar alguma notificação de que supostamente você possui alguma irregularidade financeira, a qual deve ser quitada em um determinado período de tempo, você entre em contato com a empresa para verificar a ocorrência real dessa dívida.  

Quem pode negativar indevidamente o nome do consumidor

A negativação indevida do nome do consumidor pode acontecer quando a empresa incluir o nome da pessoa no SPC ou Serasa, por alguma conta que não tenha sido paga, o que é uma maneira irregular.

Pode ser também por alguma taxa de cancelamento de serviço, que a empresa insiste em cobrar sem razão ou fora seu direito e que a mesma não foi paga pelo consumidor em virtude de estar de acordo com os seus direitos.

Como comprovar nome negativado indevidamente

É extremamente importante que você tenha o auxílio de um(a) advogado(a), profissional especialista nessa área para te ajudar a juntar todos os documentos, que farão a comprovação dessa ação indevida.

Você pode ter sido negativado indevidamente por uma fraude ou golpe e, nesses casos, também precisará de auxilio para comprovar a situação.

Caso a conta já tenha sido paga e ainda assim você continua negativado, uma maneira de comprovar essa restrição irregular é estando em mãos com a conta que já foi previamente paga.

O que fazer caso a empresa não retire a negativação

Comprovada a negativação indevida do seu nome e ainda assim a empresa não retirou imediatamente o seu nome dos birôs de proteção ao crédito, isso pode ocasionar aborrecimentos para você, sendo possível até mesmo algumas restrições importantes, como por exemplo: créditos pré aprovados para compra de imóveis, alugueis ou até mesmo de automóveis.

Com a ajuda do profissional que o acompanha nesse caso, busque um reparo judicial para esse possível dano causado a você, bem como o transtorno e o desgaste de ter o nome negativado indevidamente.

Leia também: Negativação Indevida Por Serviço Cancelado: Entenda E Veja Como Resolver

Siga nosso Instagram: sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as