Dicas para economizar dinheiro no dia a dia

Dicas-para-economizar

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ter dívidas não é fácil! Uma despesa extra ou uma compra por impulso podem parecer inofensivas na hora mas têm potencial para virar uma “bola de neve” ameaçando sua qualidade de vida e sua estabilidade; por isso, encare suas dívidas de frente e assuma pequenas atitudes no seu dia a dia que podem contribuir muito para as suas contas no final do mês. Seja para limpar o seu nome ou aumentar a pontuação no score, se reeducar é o melhor caminho.

Separamos algumas dicas práticas para você aplicar na sua rotina e transformar a maneira como você lida com o seu dinheiro! Confira:

1 – Anote tudo o que você gasta no seu dia
Sim, anote qualquer gasto e todos os gastos, até aqueles que você considera muito pequenos! Tenha sempre contigo uma agenda ou o próprio bloco de notas do celular. Seja um pagamento à vista ou parcelado, ao final do mês você conseguirá analisar tudo o que foi gasto e conseguirá ver mais facilmente quais são as despesas fixas e variáveis, essenciais e supérfluas, e encontrar todo aquele dinheiro que você tem a sensação de ter sumido do seu bolso.

2 – Adie grandes compras
Ao precisar de um produto ou serviço, mantenha o controle: faça orçamentos e pesquise com calma as alternativas que você tem. Pense também na necessidade daquela compra e quais são suas outras prioridades. E negocie sempre!

3 – Caiu o pagamento? Pague os boletos!
Nem sempre é possível arcar com todas as dívidas em um único mês. Por isso, priorize as urgentes e aproveite também para pagar as contas do dia a dia. Se você sabe que aquele dinheiro sairá da conta, não há motivo para adiar o pagamento e, melhor, você evita usar o valor em um impulso de compra.

4 – Faça uma lista de compras com os itens essenciais
Cada corredor do supermercado é uma perdição. Para evitar gastos supérfluos, vá ao supermercado com uma lista de tudo o que você realmente precisa. Não se deixe encantar pelas ofertas e promoções de itens que não estão na sua lista (já ouviu a famosa expressão do personagem Julius Rock em Todo Mundo Odeia o Chris: “seu eu não comprar nada o desconto é maior”?) e, por favor, supermercado não é destino de lazer! Quem vai “só para passear” por lá não volta de mãos vazias!

Por causa da pandemia você agora faz compras de supermercado pelo App? Certo, mas não esqueça da lista, tenha cuidado com as taxas de serviço e de entrega, e não esqueça: você não é obrigado a aproveitar todos os cupons que chegam pelas notificações do celular, especialmente daqueles que oferecem produtos que você não usa ou que exigem uma compra bem maior do que você costuma fazer para ativá-lo.

Siga estas dicas, não fuja delas e veja o seu dinheiro ser usado com sabedoria!

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as