Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Dívidas antigas

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas afinal como renegociar após 5 anos?

Selecionamos algumas informações para te auxiliar na renegociação desse tipo de dívida que comumente acreditam não existir mais após um determinado prazo. Acontece que isso é um mito e você saberá qual é a melhor forma de proceder mediante ao assunto.

Continue acompanhando e saiba tudo sobre o tema, inclusive, aprendendo como regularizar sua situação perante as empresas.

Veja abaixo como renegociar dívidas após 5 anos

Todos sabem que, após o período de 5 anos, uma dívida negativada não restringe mais o seu CPF junto as operadoras de cobrança. Geralmente, dizem que essa dívida caducou e que a princípio não representa nenhuma pendência. Mas será que isso é real?

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre uma dívida que ao caducar te deixa livre dela. Mas isso não é bem verdade.

O que acontece é que essa dívida não fica mais aparente para os órgãos de cobrança, como SPC ou SERASA e ela fica oculta. No entanto a empresa na qual existe a dívida, continua com as informações dentro do seu banco de dados e com acesso a sua pendência.

O que significa que mesmo após os 5 anos também é possível realizar o pagamento da dívida. Até porque, mesmo que ela esteja invisível, isso pode gerar algumas limitações futuras na obtenção de créditos, empréstimos e afins.

Tenho que realizar o pagamento da dívida que já prescreveu?

Com certeza! É imprescindível realizar o pagamento de uma dívida mesmo que ela já tenha sido prescrita. Visto que, ela ainda está pendente.

Apesar de você não ficar mais com o nome sujo e com isso a dívida não aparecer junto ao SPC ou Serasa, é imprescindível realizar o pagamento deste débito.

Isso porque uma dívida acaba prejudicando sua situação, não só com a instituição, e como também deixa os seus dados visados negativamente com diversas empresas do setor financeiro.

Mas afinal, como renegociar dívidas após 5 anos?

O que você precisa entender é que para a empresa na qual existe a dívida, não importa quanto tempo se passe, ela sempre estará interessada em receber o pagamento.

Portanto, é comum encontrar empresas que ofereçam diversas soluções para o pagamento das mesmas. Sendo melhor para ambas partes, tanto para a credora como para devedora.

Entre em contato com a empresa e mostre a ela o seu interesse em realizar o pagamento da dívida. Fale também sobre as suas possibilidades de pagamento, se é a vista ou parcelado que você pretende pagar para ser possível entrar num acordo o quanto antes.

É de extrema importância organizar as suas finanças para que isso não intervenha ou tão pouco interfira na sua vida futuramente.

É possível através de planilhas realizar anotações para elencar quais são os seus ganhos e gastos mensais e quanto sobra para colocar em dia as suas dívidas.

Além disso, invista em guardar sempre que possível, algum dinheiro para construir uma reserva financeira no caso de acontecer possíveis imprevistos.

Outra dica muito importante, é antes de fechar qualquer transação sobre renegociação de dívidas, avaliar o quanto você pode pagar dentro do seu orçamento, sem interferir no pagamento de outras contas para não gerar novas dívidas.

Com essas informações sobre as dívidas antigas e como renegociar mesmo após passados 5 anos, é possível sem o menor transtorno, retirar ou qualquer resquício de dívida antiga da sua vida e assim manter a sua saúde financeira em dia.

Leia também: Como Recuperar O Controle Financeiro?

Siga nosso Instagram: sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as