Golpes na web: proteja-se da negativação indevida

Negativação Indevida por golpes na web

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Os golpes na web podem causar negativação indevida! Com o passar dos tempos, e o incremento tecnológico, com a conexão mundial das comunicações, avançou, também, os golpes e armadilhas que a rede de internet mundial oferece, devendo haver um redobramento dos cuidados com o uso, principalmente quando da difusão de dados pessoais.

São alguns tipo de situações que podem expor seus dados, sendo eles utilizados por hackers, que os comercializam, ou criminosos, que possuem intenções de fraude e prática de delitos.

Falsificações, prática de clonagem, golpes em redes sociais, fazem parte da rotina experimentada hoje, no mundo virtual.

Por isso, se faz necessária a prevenção para que não haja qualquer problema mais sério, principalmente com o uso de seus dados para fins ilícitos, podendo gerar a negativação indevida de seu nome, por compras ou assinaturas que não o fez. Vamos conferir agora mais sobre o tema.

Atenção com as solicitações das redes

Sempre quando do uso de um site, onde é necessário se colocar seus dados, verifique se o local é adequado e protegido, bem como se há a confiança naquele app ou site, para que não haja o roubo de seus dados.

Sempre procure comprar coisas em apps e sites confiáveis, de marcas conhecidas, e se atente às solicitações dos dados, que se faz, para verificar se faz sentido o que se está pedindo.

Em caso de desconfiança, não acesse e nem forneça os dados solicitados, usando outro meio de comunicação com o site o qual se quer interagir ou o app, para que se verifique a veracidade dos pedidos.

Whatsapp

Hoje, uma das maiores fontes de golpes e roubo de dados é o aplicativo de mensagens WhatsApp, o qual possui uma interface mais dinâmica e é mais interativo.

Nunca converse com estranho no aplicativo, pois, dependendo do que for passado, eles poderão usar seus dados para a aquisição de bens e serviços os quais nunca contratou, gerando a possível negativação de seu nome, por falta de pagamento.

Também, sempre que, mensagens de conhecidos, parecerem estranhas, verifique realmente se é a pessoa do outro lado. Muitas vezes, informamos dados para pessoas conhecidos, imaginando serem elas que estão do outro lado. Com isso, os seus dados poderão ser usados para a prática de fraudes, o que poderá levar à inscrição nos cadastros de devedores, negativando seu nome.

Falsificação de financiamentos

Uma das mais habituais fraudes praticadas é a contratação de financiamentos com o nome de outras pessoas, podendo ser o seu. E isso se dá com o uso das informações e documentos conseguidos pelos criminosos, que o usarão para conseguir o dinheiro e sumirão, deixando a dívida para o responsável pela documentação.

Por isso, é necessário que se evite a troca de cópias de documentos por aplicativos ou pela própria internet, uma vez que, eles poderão ser roubados e utilizados para outros fins. Também, a prestação de informações pessoais, mais complexas, poderá gerar esse tipo de crime, o qual é muito recorrente no Brasil.

Prevenção sempre

A melhor forma de evitar que tenha seu nome negativado, é se prevenir de possíveis roubos, principalmente quando é você quem presta as informações àqueles que irão praticar a fraude.

Nunca forneça ou passe cópias de documentos, para quem não conhece ou para quem desconfie. Isso gerará uma proteção simples e muito eficiente, afastando-se a possibilidade de que os fraudadores obtenham seus documentos de forma simples e fácil.

E se acontecer a negativação indevida?

Se o seu nome estiver negativo por motivos que desconhece, o primeiro passo é fazer um Boletim de Ocorrência, informando a situação e relatando onde podem ter roubado seus dados, a fim de que se proteja das cobranças futuras que serão feitas em seu nome.

A partir daí, cabe o acionamento do judiciário para se proteger, e ao seu patrimônio, não respondendo pela prática de delito de outros.

Leia mais: Pagou A Dívida E Continua Com Nome Negativado? O Que Fazer?

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as