Negativação indevida dá direito ao recebimento de danos morais?

Negativação indevida dá direito a danos morais

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A negativação indevida dá direito ao recebimento de danos morais? Será mesmo que isso é possível?

Muitas pessoas em todo Brasil acabam por passar por uma situação como essa em algum momento da vida. A negativação indevida é mais comum do que se imagina e ainda gera muitas dúvidas nos consumidores.

Algumas empresas acabam cometendo o erro de cobrar uma dívida já paga, negativar o consumidor erroneamente por um produto nunca adquirido, dentre outros.

Se você está passando por esse problema, é muito importante manter-se bem informado a esse respeito, para evitar que bata o desespero ao ver que teve crédito negado.

Vamos falar hoje sobre o recebimento de danos morais em caso de negativação indevida.

O que é a negativação indevida?

A negativação indevida é muito comum e ocorre quando uma empresa, erroneamente, cadastra o nome de alguém nos sistemas de proteção ao crédito, como por exemplo no Serasa.

Quando ocorre essa negativação do nome de forma indevida, o consumidor acaba ficando extremamente prejudicado, com efeitos terríveis para sua vida.

A pessoa perde crédito na praça e ainda tem o constrangimento de não conseguir realizar compras quando necessário, mesmo sem estar verdadeiramente devendo a nenhuma instituição.

E o que será que uma pessoa negativada indevidamente sofre ao passar por esse problema? É isso que saberemos com mais detalhes no próximo tópico.

O que a negativação indevida pode causar para quem fica com nome sujo?

A pessoa que tem seu nome sujo de forma indevida acaba por ter diversos tipos de problemas. Quando não ocorre a comunicação prévia, inclusive, os danos são ainda maiores.

Isso quer dizer que é possível que seu nome vá para algum órgão de proteção ao crédito sem que você nem ao menos saiba disso. A surpresa vem ao tentar fazer um crediário, cartão ou mesmo na hora de solicitar um empréstimo.

Esse fato por si só já está na ilegalidade, já que é necessária uma notificação prévia dessa inscrição antes de que se inscreva o consumidor como negativado.

Isso quer dizer que, mesmo que a pessoa esteja verdadeiramente em débito, precisa ser notificada disto antes. Caso contrário, pode pleitear inclusive uma indenização por danos morais.

Quando a pessoa é negativada indevidamente, não consegue fazer um financiamento, uma compra no carnê ou outros tipos de operações com crédito.

Negativação indevida dá direito ao recebimento de danos morais?

Como vimos, estar com o nome negativado de forma indevida é uma grande dor de cabeça. Isso acaba impedindo a pessoa de conseguir ter acesso a crédito quando precisa.

Além disso, quando não há um aviso prévio, a pessoa pode passar por ainda mais constrangimento quando tenta obter crédito e é informada no ato que está negativada.

Esse problema dá sim o direito a pleitear uma indenização por danos morais, visto que a pessoa sofre uma privação de crédito que não deveria ocorrer.

Para lidar com essas situações indesejadas, é sempre bom ter a ajuda de profissionais especializados, que poderão lhe auxiliar nesse caminho.

Essa é a melhor forma de defender os seus direitos e ainda buscar uma justa indenização pelos danos causados.

Leia também: Como Lidar Com O Seu Poder De Compra De Forma Inteligente?

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as