Negativação indevida por empréstimo não contratado: o que fazer

negativação indevida

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você já ouviu falar em negativação indevida por empréstimo não contratado? Sabia que isso é mais comum do que parece? Muitas pessoas acabam recorrendo a um empréstimo no banco ou em alguma outra instituição financeira. Em algum momento da vida, isso pode ser necessário seja por qual for o motivo.

Porém, pode ocorrer de você vir a receber algum tipo de cobrança por conta de um empréstimo que não contratou, seja consignado ou normal. De todo modo, é uma situação muito preocupante e também incômoda.

Entretanto, esse tipo de coisa pode sim acontecer e é mais comum do que você imagina. Talvez você ou alguém que você conhece já tenha passado por esse tipo de problema e saiba o quanto isso é complicado.

Seu nome ficando sujo por um empréstimo que você não contratou acaba por prejudicar a sua vida financeira, deixando você sem crédito na praça e ainda com uma dívida que pode ser bem alta.

Hoje, vamos falar mais a respeito da negativação indevida por empréstimo não contratado e o que você pode fazer em relação a isso. Confira agora as informações.

Empréstimo pode ser uma solução nos momentos difíceis

Um empréstimo pode vir a ser uma boa solução em alguns momentos da vida. Nem sempre é o ideal, já que representa uma dívida que você irá pagar por algum tempo, mas às vezes é tudo o que se precisa para iniciar um novo negócio ou quitar outra dívida.

As parcelas de um empréstimo podem ser bem puxadas, por isso, é muito importante que sempre se estude ao fazer a aquisição dessa modalidade de crédito, já que isso representa uma queda no seu poder aquisitivo por algum tempo.

Portanto, muitas pessoas tendem a contratar um empréstimo depois de fazer uma boa análise de sua situação financeira. Afinal, o dinheiro deve ajudar a sair de um sufoco ou a conquistar um grande objetivo, e não deve atrapalhar ainda mais suas contas mensais.

Por que pode acontecer de um empréstimo não contratado vir a ser cobrado?

Em alguns casos, infelizmente, uma pessoa nem sequer contratou um empréstimo e foi cobrada por conta disso.

Pode ser que o dinheiro da suposta parcela tenha sido debitado em conta, ou mesmo pode ser que você receba os boletos de pagamento no seu e-mail.

Pessoas mal intencionadas podem acabar por solicitar empréstimos não contratados no nome da vítima, o que também poderá ocasionar descontos sucessivos e diversos outros transtornos.

Já em outras situações, pode acontecer que a própria empresa erre e venha a cobrar ou debitar de alguém que sequer contratou este serviço.

Como vimos, são diversos os motivos pelos quais um empréstimo não contratado pode vir a surgir em seu nome. É muito importante sempre se atentar a esses fatos para evitar de que isso venha a lhe trazer mais problemas.

O que fazer ao ser cobrado por um empréstimo não contratado

O primeiro passo para resolver essa questão é buscar entrar em contato com a instituição financeira de onde estão partindo as cobranças. Comprove que você nem sequer realizou a contratação deste serviço.

No caso de terem havido débitos, lembre-se de pedir o reembolso e que se cessem as cobranças.

Já no caso de estar recebendo boletos ou avisos de cobrança, ou até mesmo no caso da negativação indevida, peça para que parem essas cobranças, bem como para que seu nome seja retirado dos birôs de proteção ao crédito.

Se caso nem mesmo assim a empresa ou instituição financeira parou com as cobranças e débitos e nem retirou seu nome da negativação, então é hora de buscar seus direitos na justiça.

Para te ajudar, temos uma equipe especializada que poderá mediar tudo isso para você, te auxiliando a finalmente se livrar da negativação indevida por empréstimo não contratado. Fale conosco hoje mesmo para saber mais e começar a resolver essa questão o quanto antes.

Leia também: Como Resolver Uma Negativação Indevida Em Seu Nome?

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as