Negativação indevida por serviço cancelado: entenda e veja como resolver

Negativação indevida por serviço cancelado

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Você sabe o que é a negativação indevida por serviço cancelado? Já passou por uma situação como essa e simplesmente não soube como resolver? Diversas pessoas já tiveram problemas semelhantes e simplesmente passaram percalços para tirar seu nome da negativação.

Por mais que pareça um problema sem solução, saiba então que você pode sim se livrar deste empecilho, já que uma negativação traz diversos tipos de restrições de crédito na praça.

Se você está se vendo nessa situação e simplesmente não sabe como solucionar o caso, temos aqui algumas informações para que você possa entender melhor.

Entenda o que é a negativação indevida

A negativação indevida é um problema que afeta diversas pessoas. Ela ocorre quando uma empresa ou instituição, erroneamente, inclui o nome de alguém no rol dos mal pagadores, deixando-o assim negativado.

Quando uma pessoa está com seu nome negativado, ela tem muita dificuldade de conseguir crédito na praça, não conseguindo assim fazer financiamentos, crediários e até sem ter acesso a cartão de crédito ou empréstimos.

Sendo assim, estar negativado é algo ruim, e que pode causar diversos tipos de transtornos para a vida da pessoa.

O que a negativação indevida pode causar

A negativação indevida pode causar, dentre outras coisas:

  • Negativa de crédito por instituições bancárias;
  • Impedimento de contratar serviços;
  • Redução de limites de cartões e cheque especial;
  • Juros mais altos ao conseguir empréstimos;
  • Dificuldades ao conseguir emprego;
  • Problemas ao abrir crediário.

Além disso tudo, o consumidor negativado pode sofrer até mesmo constrangimentos na hora de entrar numa loja e ter o seu crédito negado.

O que é a negativação indevida por serviço cancelado?

Quando não temos mais interesse em algum tipo de serviço prestado por alguma empresa, pode ser que necessitemos de um cancelamento.

Nesses casos, podemos ligar para a empresa em questão, ou simplesmente fazemos o requerimento via aplicativo de mensagens, como é muito comum hoje em dia.

Passado esse cancelamento, e com toda a confirmação em mãos de que o serviço não mais está sendo fornecido, ficamos tranquilos de que não haverão mais cobranças.

Entretanto, nem sempre isso ocorre. Em alguns casos, a empresa simplesmente não realiza o correto cancelamento do produto e acaba por deixar o cadastro ativo, com as dívidas correndo mesmo com o produto ou serviço cancelado.

Quando isso ocorre, o que acontece exatamente é que o consumidor acaba por se surpreender ao perceber seu score baixo e a negativa de crédito ao procurar por instituições financeiras.

Nesses casos, tanto pode ter ocorrido o erro na hora do cancelamento do serviço, ou simplesmente a empresa não realizou esse procedimento quando o cliente pediu.

De qualquer maneira, é uma negativação indevida que pode causar transtornos ao consumidor, devendo ser corrigida e reparada pela empresa que a ocasionou.

O que fazer nesses casos?

Se você estiver passando por uma situação de negativação indevida, é muito importante reunir as comprovações de que você solicitou o cancelamento. Guardar, por exemplo, os protocolos de ligações telefônicas ou prints das conversas com a empresa pode ajudar.

Procurar primeiramente entrar em contato com a empresa, mostrando as comprovações de que se fez o cancelamento. Se caso a empresa não tire a negativação, procure seus direitos.

A via judicial é uma opção para derrubar a negativação indevida e buscar ressarcimento por danos morais, se for o caso.

Leia também: Cobrança Indevida Não É Necessariamente Uma Negativação Indevida!

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