Nome negativado indevidamente: o que significa?

nome negativado indevidamente

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Nome negativado indevidamente, o que significa? Este termo é usado para definir alguém que teve seu nome sujo sem que estivesse devendo alguma coisa.

Isso pode acontecer por vários motivos, que vamos explicar mais para a frente. No entanto, seja qual for o motivo, o nome negativado indevidamente é algo muito desagradável.

Ter o nome negativado indevidamente significa que o consumidor foi colocado em um cadastro de mau pagadores, sem sequer estar devendo alguma coisa, e isso pode causar vários constrangimentos.

Assim, os constrangimentos são inúmeros, como por exemplo: ser impedido de realizar um financiamento de carro ou casa, ser impedido de fazer um crediário, além de passar por um grande aborrecimento.

Por isso, é importante que você saiba exatamente o que aconteceu e tenha em mãos qualquer documento que prove que você não deve nada.

Vamos explicar melhor! Porque você pode ter direito à indenização em dinheiro!

 

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O que leva ao nome negativado indevidamente?

Existem vários motivos que levam o nome a ser negativado indevidamente. Entre eles estão:

  • Negativação em razão de fraude sofrida;
  • Nome negativado em cobrança em duplicidade;
  • O não recebimento do aviso prévio informativo;
  • Negativação por dívida já paga;
  • Nome negativado por dívida que nunca contraiu;
  • Negativação após 5 dias úteis do pagamento da dívida;
  • Negativação mantida após 5 anos da inclusão do nome nos órgão de proteção ao crédito.

Dessa forma, sempre, em todas as situações, você precisa ter total controle. Como assim?

Saiba que se você provar que foi negativado indevidamente, você poderá receber uma indenização em dinheiro.

O que preciso fazer para resolver o problema da negativação indevida?

Primeiramente, você precisa ter como provar que seu nome ficou sujo indevidamente.

Isso quer dizer que é necessário que o consumidor tenha um documento que prove que:

  • Sofreu uma fraude: faça um BO (Boletim de Ocorrência) na delegacia mais próxima.
  • Foi cobrado em duplicidade, ou seja, duas vezes pela mesma conta: tenha sempre guardados os boletos pagos, assim você tem como provar.
  • Não recebeu um aviso que seu nome seria colocado nos órgãos de proteção ao crédito.
  • Foi negativado por empresa onde nunca comprou nada ou nunca contratou serviço: é preciso provar na justiça.
  • Quando o consumidor quita a dívida, a empresa deve excluir o seu nome em até 5 dias úteis: guardar o comprovante de pagamento.
  • Após 5 anos da inclusão do nome nos órgão de proteção: o consumidor, pode ingressar com uma ação chamada de “habeas data” contra o registro negativo (SPC ou SERASA), que também
  • serve para corrigir estas situações, excluindo o registro.

 

Negativação indevida não gera dano moral se o nome já estiver sujo

Neste caso é importante ressaltar que, para que o consumidor receba uma indenização por ter ficado com o nome sujo indevidamente, ele não pode ter outra negativação anterior.

“Segundo a orientação, não cabe indenização por dano moral quando há anotação irregular em cadastro de proteção ao crédito, se o prejudicado tiver negativação legítima preexistente”.

Porém, mesmo que não tenha o direito à uma indenização, tem o direito de cancelamento da negativação indevida por parte da empresa.

Dessa forma, o consumidor precisa entrar em contato com a empresa que o negativou e pedir a exclusão do nome nos órgãos de proteção ao crédito.

Também, é necessário que tenha sempre em mãos os comprovantes de pagamento das dívidas ou ainda o BO ( Boletim de Ocorrência) caso tenha sido roubado.

Faça sempre uma busca para saber se seu nome foi realmente excluído do cadastro de inadimplentes. Isso é possível acessando:

Serasa

Consumidor positivo

Qualquer dúvida entre em contato com a nossa empresa e faça uma consulta gratuita para saber se você tem direito a receber uma indenização.
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