Nome Sujo Indevidamente: como limpar?

Nome sujo indevidamente

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabe quanto tempo demora para limpar o nome sujo indevidamente? Depois de quanto tempo de pagar a dívida você já pode ter crédito na praça novamente?

Uma das coisas que mais causa questionamento dentre as pessoas que estão com nome sujo é essa, justamente o prazo que está envolvido entre as etapas de pagar a dívida e ter o nome limpo.

Existem regras específicas para esse prazo que precisam ser cumpridas. Isso ajuda a valer o direito do consumidor de ter seu nome retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

Vamos agora saber um pouco mais a respeito do nome sujo e do tempo que leva para você ter de volta seu poder de crédito normalmente. Confira.

Como saber se seu nome está sujo?

Antes de mais nada, é muito importante que você identifique se seu nome está realmente sujo. E para isso, você pode consultar um dos órgãos de proteção ao crédito.

O Serasa é um dos mais utilizados e você consegue facilmente fazer essa consulta em sua própria casa, sem a necessidade de pagar nenhum tipo de taxa.

Basta apenas visitar o site oficial, fazer o seu cadastro informando o CPF e então você poderá, em seguida, verificar qual a sua situação.

Por lá é possível ver quais as dívidas negativadas em seu nome bem como verificar outras dívidas que podem estar em seu nome sem necessariamente estarem sujando seu nome.

Além disso, você consegue ter acesso ao seu score, percebendo assim a sua facilidade ou dificuldade de conseguir crédito.

Se você está com nome sujo, tem então muito menos chances de conseguir crédito na praça.

Assim que você ver se seu nome está sujo e quais empresas te negativaram, é possível também verificar o valor da dívida e então buscar por alternativas para pagar, como os acordos.

No caso do nome sujo indevidamente, é preciso entrar em contato com a empresa e comprovar que você não tem o débito. Em alguns casos, pode ser necessário proceder à justiça.

Quanto tempo demora para limpar o nome sujo indevidamente?

Quando você identifica as dívidas, verifica que elas são realmente suas e então faz o pagamento dos boletos, seu nome irá ficar limpo. Mas quando?

Logo que você quita sua dívida, a empresa que te negativou tem até 5 dias de prazo para retirar seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.

Isso faz com que você volte a recuperar o seu score e ainda consiga voltar a ter crédito disponível na praça.

Nos casos em que seu nome esteja sujo de forma indevida, a partir do momento que há a comprovação por parte da empresa ou a decisão judicial, a empresa também tem este mesmo prazo para limpar seu nome.

E quando, afinal, começa a contar esse prazo para limpar o nome sujo indevidamente?

Quando começa a contar o prazo para limpar o nome?

O prazo começa assim que a decisão é tomada ou então a partir do momento em que o boleto pago é compensado pelo banco.

Ou seja, é preciso esperar que a empresa receba o pagamento ou a decisão para daí em diante contar o prazo de cinco dias para retirar a negativação.

Lembre-se sempre de guardar os comprovantes de pagamento, já que você poderá precisar deles posteriormente. Em caso de dúvidas e caso precise de ajuda para poder limpar seu nome sujo indevidamente, entre em contato conosco.

Leia também: Como Renegociar Dívida De Forma Simples?

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as