O que acontece quando uma dívida caduca?

Dívida caduca

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você já parou para pensar o que é uma dívida caduca, quando isso ocorre e o que acontece após isso? Muitas pessoas têm essa dúvida e sentem a necessidade de compreender mais a respeito desse tema.

E é realmente muito importante entender mais sobre as dívidas, seu ciclo e como funciona todo esse processo para saber lidar com os possíveis débitos que você tiver em mãos.

Se você tem esses questionamentos em mente, com certeza vai gostar do conteúdo que preparamos para você.

Hoje vamos falar mais a respeito da dívida caduca, de como esse processo funciona e também, se ainda é preciso pagar os débitos depois disso. Confira as informações.

Como saber se seu nome está sujo?

Antes de mais nada, conhecer todo o procedimento de como saber se seu nome está sujo é fundamental. Esse é o ponto de partida para compreender qual sua situação financeira perante os birôs de proteção ao crédito e ver quais as providências tomar.

Uma das formas mais simples de identificar uma negativação em seu CPF é consultando o site do Serasa.

Por lá você pode criar um cadastro de forma rápida usando seu CPF e então terá acesso ao seu Score de crédito, bem como poderá ver as dívidas que estão em seu nome, inclusive aquelas que estão negativadas.

Por lá mesmo é possível ver se existem acordos pendentes para você. Alguns deles são bastante vantajosos e podem ajudar com que você consiga se livrar da negativação.

Se houverem dívidas negativadas, você poderá facilmente visualizar pelo site e tomar as providencias necessárias, inclusive conseguindo verificar se aquela dívida foi realmente feita por você ou não.

Quanto tempo seu nome pode ficar sujo?

Quando contraímos uma dívida e simplesmente deixamos de honrá-la nas datas corretas, o nosso nome pode vir a ser inserido na proteção ao crédito, resultando assim numa negativação.

Esse nome sujo impede o consumidor de conseguir crédito na praça, impedindo-o de conseguir empréstimos, cartões de crédito e outras facilidades.

Enquanto não se paga o que é devido, o que acontece é que o nome acaba ficando sujo. Isso traz diversos transtornos para a pessoa que está em débito.

Entretanto, essa negativação tem um tempo determinado para estar aberta para consulta de outras empresas. Após 5 anos o nome da pessoa não fica mais sujo por aquela dívida.

O que acontece quando uma dívida caduca?

Após decorrido o tempo de 5 anos que uma dívida está em um CPF, a empresa não pode mais manter o nome daquele consumidor no cadastro de proteção ao crédito.

Ou seja, quando passa esse período, automaticamente é possível verificar que a negativação desaparece. Caso a pessoa não tenha outras dívidas em aberto e negativadas, seu nome voltará então a ficar limpo.

Mas será que isso significa que não é preciso mais pagar o débito e já é possível seguir em frente normalmente nas compras?

Depois que a dívida caduca não é preciso mais pagar?

Na realidade, o fato de a dívida estar caduca não significa que não é mais preciso pagar por ela. Apesar de muitas pessoas pensarem que após 5 anos estão livres da dívida, não é bem assim que as coisas acontecem.

A dívida caduca pelo tempo de cobrança, e isso apenas impede que o nome continue sujo e impedindo que outras empresas visualizem essa cobrança.

Entretanto, a pessoa continua devendo a empresa da mesma forma. Inclusive, a empresa tem direito de prosseguir cobrando até que seja liquidada a dívida.

Esse débito irá continuar impedindo que o consumidor inadimplente consiga crédito ou produtos com o estabelecimento para que deve, mesmo sem a negativação.

Portanto, mesmo após esse tempo é muito importante que você pague o que deve para evitar a continuidade dos transtornos.

Como negociar a dívida?

Estando com o nome sujo ou com a dívida caduca, é possível negociar a dívida e isso pode ser mais simples do que parece.

No próprio site do Serasa você consegue ter acesso a acordos abertos, que podem ser muito vantajosos para quem quer negociar e ficar livre de contas.

Caso não existam acordos abertos por lá, você pode também entrar em contato diretamente com a empresa e verificar as condições para o pagamento da dívida.

O importante é que, mesmo com a dívida caduca, você quite seus débitos o quanto antes. Em caso de dúvidas a respeito do tema, não deixe de consultar um de nossos especialistas.

Leia também: Principais Causas De Negativação Indevida

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as