A negativação indevida, como o nome já diz, é quando o nome de uma pessoa fica sujo sem que ela esteja devendo alguma coisa.
Muitas vezes, a pessoa não sabe que está com seu nome sujo, pois ela paga suas contas e boletos em dia e portanto está tranquila com relação ao seu nome.
Porém, pode ocorrer de, na hora de efetuar uma compra ou fazer um crediário ou mesmo um financiamento, a pessoa descobre uma negativação indevida do seu nome.
Ou ainda, recebe uma comunicação dos órgãos de proteção ao crédito como SPC ou SERASA e não reconhece a dívida.
Muitos podem ser os fatores para que a negativação indevida ocorra, entre eles separamos os mais comuns para poder te ajudar! São eles:
- Você pagou uma fatura mas recebeu uma cobrança mesmo assim;
- Teve seu CPF clonado;
- Teve seus documentos falsificados (fraude);
- Seu nome sujo por dívida que não foi contraída por você;
- Não recebeu nenhum aviso prévio informando que seu nome seria negativado (cartinha do SPC ou SERASA);
- Cobraram, 2 vezes ou mais, por algum produto ou serviço adquirido;
- Pagou a dívida e após 5 dias úteis seu nome não foi retirado do cadastro de maus pagadores;
- Seu nome continua sujo após 5 anos passados da dívida.
Esses são alguns motivos pelos quais seu nome pode estar com uma negativação indevida.
Para verificar se seu nome está sujo
Se você tem dúvidas se seu nome está sujo, você pode consultar clicando abaixo:
Ou nos postos de atendimento do SPC. Consulte uma agência próxima de você no link abaixo:
Negativação Indevida, o que fazer?
Agora que você descobriu que seu nome ficou sujo indevidamente e quais podem ser os motivos para isso, a pergunta é: O que fazer?
Nossa recomendação é que, antes de qualquer coisa, a pessoa entre em contato com o estabelecimento que negativou o nome e peça a exclusão do nome no SERASA ou SPC.
Dicas
Anote todos os protocolos das ligações e se possível faça contatos através de e-mail, redes sociais (como Facebook, Instagram e Twitter), para que tenha a prova que foram feitas tentativas amigáveis para resolver a questão sem a ajuda de um advogado.
Além disso, em caso de clonagem de CPF ou falsificação de documentos é muito importante fazer um B.O. (Boletim de Ocorrência), na delegacia mais próxima de sua residência e relatar a situação.
No entanto, se mesmo com esses cuidados seu nome ainda continuar negativado e a empresa não eliminar as restrições, é importante procurar por uma empresa especializada para entrar com um processo judicial.
Além do processo judicial para exclusão do nome nos órgãos de proteção ao crédito, é possível fazer um pedido de indenização por danos morais, que pode variar entre R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00.
Com vasta experiência em ações de negativação indevida, a Smith Martins Negativação possui advogados competentes especializados neste tipo de ação e pode te ajudar a receber uma indenização em dinheiro.
Quer fazer uma consulta grátis para saber se você tem direito à uma indenização? Clique no botão azul “quero indenização” e preencha o formulário sem compromisso!