O que é negativação no SPC e SERASA? Como consultar?

O-que-é-negativação-no-SPC-e-SERASA_-Como-consultar_

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você sabe o que é negativação no SPC e SERASA? Muito ouvimos falar sobre nome negativado, mas nem sempre sabemos como isso funciona.

Por isso, neste artigo queremos explicar direitinho como a negativação do nome funciona e também, falar um pouco sobre a negativação indevida.

O que é negativação Indevida?

A negativação indevida nada mais é do que o nome sujo de forma indevida, ou seja, quando uma empresa insere o nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito, sem que ele esteja devendo realmente.

Mas, por que isso acontece?

A negativação indevida do nome se dá por vários fatores, entre eles:

  • Erros de cadastros;
  • Dívidas que nunca foram contraídas pela pessoa;
  • Cobrança em duplicidade;
  • Falta do recebimento da carta do Serasa ou SPC;
  • Falta da baixa do pagamento da dívida, entre outros.

E isso, pode ser um grande problema para o consumidor, pois poderá impedir de fazer financiamentos, compras, crediários, obter cartões de crédito e abrir conta em banco.

Já imaginou como isso pode ser prejudicial? è uma situação constrangedora, não é mesmo? Isso pode te dar o direito a receber uma indenização em dinheiro!

[button size=’large’ style=” text=’Quero Indenização!’ icon=” icon_color=” link=’http://materiais.smnegativacao.com.br/seja-indenizado-financeiramente’ target=’_self’ color=’3c54a4′ hover_color=” border_color=” hover_border_color=” background_color=” hover_background_color=” font_style=” font_weight=” text_align=” margin=”]

O que é negativação no SPC, SCPC ou SERASA?

Por conta das restrições que um nome negativado proporciona ao consumidor, é muito importante evitar ao máximo que isso aconteça.

Porém, a culpa nem sempre é do consumidor pois, como falamos acima, pode ocorrer uma negativação indevida do nome.

Muitas vezes o consumidor pode estar com o nome sujo e nem saber. E por que isso ocorre? Simplesmente porque você pode estar com uma negativação indevida e não recebeu nenhum aviso, por exemplo.

Esses dois nomes, SPC e SERASA são bem conhecidos dos consumidores. Mas, afinal, você sabe a diferença entre os dois?
Na verdade, é bem simples: as duas são empresas diferentes, porém elas têm uma mesma função, que é informar quem está com o nome sujo e fornecer informações ás empresas que vão fazer crediário ou conceder empréstimos.

Para que possa entender melhor: Geralmente, as dívidas que envolvem bancos ficam na responsabilidade da Serasa. Já o SPC é relacionado aos consumidores que devem ao comércio.

Assim, fica mais fácil entender não é mesmo?

Uma coisa é certa, com esse problema da negativação indevida que ocorre com frequência onde muitas vezes o consumidor nem sabe que foi negativado, é importante fazer sempre a consulta do nome.

Para isso, separamos os links para que você possa consultar seu nome e saber se tem uma negativação.

SERASA

É fácil saber se está com o nome sujo no Serasa e você não precisa pagar nada para fazer a consulta.

Para fazer a consulta basta acessar Serasa Consumidor e consultar seu CPF. Você vai criar uma conta usando seu nome, data de nascimento, e-mail, além de informar uma senha e seu CPF.

Depois, é só concordar com os termos e seu cadastro está pronto. É só fazer o login, seguir os passos indicados no site e a resposta é indicada imediatamente.

Outra opção para consultar seu nome no Serasa é por um posto físico apresentando um documento com CPF e foto. Consulte as agências mais próximas de você nos seguintes sites:

SPC Brasil

Serasa Consumidor

SCPC

O SCPC também permite a consulta online e gratuita aos consumidores. Para saber se seu nome está negativado, é preciso acessar o site da instituição e fazer um cadastro com nome, CPF, data de nascimento, celular e e-mail.

Dessa maneira, dentro de poucos minutos você já descobre se está negativado na base de dados do SCPC.

SPC

O SPC, funciona um pouco diferente das demais, ou seja, é preciso pagar uma taxa para consultar seu CPF.

A forma para fazer isso é acessando o site e comprando créditos, de mais ou menos R$ 10, para que seja realizada a consulta.

Assim, o site irá fornecer os dados cadastrais do CPF indicado, protestos, telefones, endereços, além das inadimplências no SPC e as consultas que foram realizadas no documento nos últimos 6 meses.

O preço pode variar se você solicitar a inclusão de outras informações.

Importante: Para saber com certeza se seu nome está sujo, é necessário consultar seu CPF nas três instituições, pois pode ser que esteja negativado em apenas uma delas.

Como cada um possui informações de determinadas empresas, como banco ou comércios, nem sempre é possível saber com certeza se fizer a verificação em apenas uma delas.

E se o nome foi negativado indevidamente?

Caso seu nome tenha sido negativado de forma indevida, como falamos acima, por questão de erros de cadastros ou dívidas que nunca foram contraídas, por exemplo, não fique preocupado.

Apesar de ser algo que tira o sono e promove muitos transtornos para o consumidor, saiba que isso tem solução.

E ainda, você pode receber uma indenização por isso? Sabe como?

Contratando uma empresa especializada nesse tipo de ação para entrar com um processo judicial por danos morais e, assim, receber uma Indenização por negativação Indevida.

Quer saber se você tem direito a uma indenização? Clique no botão azul “quero indenização” e preencha o formulário sem compromisso!

Assim, a equipe da SM Negativação Indevida, poderá avaliar seu caso e saber se você tem direito a uma indenização!

Você acha que este artigo te ajudou? Então deixe seu comentário, isso é muito importante para nós. Aproveite para compartilhar com alguém que você conheça que está passando por esta situação.

E ainda, siga nossas redes sociais, você encontrará conteúdos especiais feitos especialmente sobre este assunto

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as