Pagou a dívida? Nome deve ser limpo em 5 dias úteis!

Pagou-A-Dívida

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você pagou por uma dívida, a norma é clara, seu nome deve ser limpo em 5 dias úteis. O consumidor não quer ficar muito tempo com o nome sujo e após a dívida paga esse é um direito que lhe cabe.

Além disso, a empresa ou instituição financeira que o negativou precisa entregar um comprovante ou recibo, provando que a dívida foi paga.

Apesar disso, nem sempre o credor retira o nome do consumidor dos órgãos de proteção ao crédito e isso pode causar um problema ainda maior: a negativação indevida.

O que é Negativação Indevida?

Negativação Indevida é quando o nome de um consumidor fica sujo sem que ele deva alguma coisa. Ou seja, um banco ou empresa inscreve o nome dessa pessoa nos cadastros de inadimplentes, porém ela não está devendo nada para essas instituições.

Dessa forma, fica com seu nome sujo e muitas vezes nem sabe disso, só fica sabendo quando vai efetuar uma compra parcelada ou empréstimo, por exemplo, e descobre naquela hora que seu nome está negativado.

Isso pode acontecer por erros de cadastros, homônimos, conta que foi paga e não foi dado baixa, cobrança em duplicidade, fraudes, o nome não foi retirado depois de 5 anos da dívida ou após o pagamento da dívida o nome não foi limpo em 5 dias úteis.

Quando falamos em 5 dias úteis, não estamos falando de administração interna da empresa, pois a empresa pode alegar que precisa de um prazo maior para dar a baixa.
Isso não existe! O prazo correto é: 5 dias úteis após o pagamento efetivo da dívida.

O prazo passou e meu nome não foi limpo

Hoje vamos falar sobre esse tipo de negativação indevida: após o pagamento da dívida, o nome não foi limpo em 5 dias úteis.

Sendo assim, passado o prazo de 5 dias da data do pagamento, o consumidor pode entrar em contato com a empresa que o negativou e pedir a exclusão do seu nome dos cadastros dos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa).

Caso isso não ocorra, ele pode procurar ajuda de uma empresa especializada em negativação do nome e pedir ajuda para entrar com uma ação e requerer uma indenização em dinheiro pelo transtorno sofrido.

Qual o valor de uma indenização por negativação indevida?

Uma indenização por negativação indevida pode chegar até R$ 10 mil. Muitas vezes, dependendo do caso, o valor pode ser ainda mais alto. Tudo vai depender de como o juiz irá avaliar o transtorno causado para o consumidor.

Precisa de ajuda para receber uma indenização? Seu nome foi Negativado Indevidamente? Não retiraram seu nome dos cadastros de inadimplentes mesmo com a dívida já paga? Entre em contato com a SM Negativação e tire todas as suas dúvidas.

 

[button size=’large’ style=” text=’Consulte Agora!’ icon=” icon_color=” link=’http://materiais.smnegativacao.com.br/seja-indenizado-financeiramente’ target=’_self’ color=’3c54a4′ hover_color=” border_color=” hover_border_color=” background_color=” hover_background_color=” font_style=” font_weight=” text_align=” margin=”]

 

Você já consultou seu nome?

Se você quer saber se possui outra negativação em seu nome, consulte agora nos links abaixo:

Consumidor Positivo

Serasa Consumidor

Aproveite para nos seguir nas redes sociais! Deixe seu comentário aqui.

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as