Prejuízos da negativação indevida ao consumidor: como regularizar a situação

Negativação Indevida

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A negativação indevida é mais recorrente do que possa se imaginar, batendo na porta de muitos, diariamente, sendo que estes nem se quer entendem do que se trata a dívida que está sendo cobrada.

E caso seu nome seja negativado, indevidamente, poderá enfrentar uma gama de problemas em sua vida, principalmente com a impossibilidade de realização de compras, aquisição de cartões de crédito e de crédito, prejudicando planos e projetos traçados.

Vale a pena entender o que é e como agir caso isso aconteça! Confira agora algumas informações importantes a respeito esse tema.

Principais prejuízos da negativação indevida

Os principais prejuízos relativos à negativação indevida são aqueles derivados do consumo, bem como de instituições financeiras. Pode se comparar a uma falta de acesso ao mercado financeiro e de produtos, pois, sua credibilidade está em xeque com o aparecimento do nome em cadastros de inadimplentes.

As razões mais comuns para a negativação indevida são a inexistência de dívidas, a dívida já ter sido paga, a dívida estar prescrita não podendo ser cobrada e inscrição não comunicada anteriormente. Tais situações podem gerar muitos problemas, principalmente de ordem moral, podendo afetar, inclusive, sua saúde.

Não conseguir crédito

O acesso ao crédito fica restrito, caso você tenha sido negativado indevidamente nos cadastros brasileiros. Com isso, os bancos ou financeiras, não lhe oferecerão linhas de financiamentos ou empréstimos, bem como, se o fizerem, o farão com juros mais altos pois precisam colocar o risco, de emprestar dinheiro a um negativa, na conta dos juros.

O sistema financeiro, nesse ponto, é muito organizado na medida em que há uma interconexão de informações sobre as atitudes de cada pessoa, gerando relatórios indicativos de seu passado e presente, sendo estes usados para a concessão de crédito. Se há negativação, haverá prejuízo certo!

Ter baixa em seu score

Quando da contratação de um financiamento ou empréstimo, é feito cálculos de risco, o qual indicarão quais os juros a serem praticados para a operação. Contudo, a negativação indevida faz com que o score seja prejudicado, gerando uma alta dos juros ou até a negativa da operação pois a sua classificação, feita pelo score, não é elegível para a concessão do crédito.

Constrangimentos

Constrangimentos com a negativa de compras podem ser comuns quando se está negativado indevidamente. Imagine, quando se vai à loja, para comprar algo que se está precisando, e na hora do pagamento, negam o parcelamento pois você está como nome “sujo”. O pior, o constrangimento existirá, não por sua culpa, mas sim por aquele que negativou o nome indevidamente.

E não obstante, esse constrangimento não fica apenas restrito ao local da negativa, mas se expande para os familiares e amigos, pois o lamento do que aconteceu chegará a eles, e poderá arranhar sua imagem nessas rodas.

Como regularizar a negativação indevida?

Primeiro deve-se procurar o credor que lhe negativou, ou seja, a empresa que inscreveu seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. Uma conversa e a tentativa de solução podem ser válidas.

Caso não haja receptividade por parte do credor, ai deve-se procurar às vias judiciais, para que haja a obrigação de retirar seu nome do cadastro de devedores, após provado que a dívida não é passível de negativação ou não existe.

Como um advogado especializado pode ajudar?

A busca de um advogado deve se dar quando a conversa com a empresa credora não gerou frutos. Ele poderá acionar, extrajudicialmente, a empresa e conseguir a retirada da negativação. Caso não ocorra, ele poderá ingressar com ação judicial específica, visando decisão para que o seu nome seja limpo, e, ainda, indenização por danos morais, por conta da inscrição indevida.

Em caso de dúvidas ou se você precisar de ajuda com a negativação indevida, então fale conosco. Temos uma equipe especializada para te auxiliar nesse assunto.

Leia também: Uma Empresa Pode Cobrar Uma Dívida Caduca?

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as