Principais causas de negativação indevida

causas da negativação indevida

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você conhece as principais causas de negativação indevida? Sabe porque esse problema costuma ocorrer?

Esse tipo de situação costuma acontecer com cada vez mais pessoas que acabam por ser vítimas de golpes ou de erros das grandes empresas ou bancos.

E claramente que essa situação traz danos terríveis e muito constrangimento para o consumidor.

Hoje, vamos conhecer as principais causas de negativação indevida e compreender melhor como isso acontece.

Entenda o que é a negativação indevida

A negativação indevida é um problema que ocorre quando o consumidor é inserido em um dos sistemas de proteção ao crédito sem que esteja verdadeiramente devendo a alguma empresa.

Ou seja, quando a pessoa tem seu nome sujo indevidamente, de forma errada.

Essa inserção errada nos birôs de proteção ao crédito deixa o consumidor de fora do mercado de compras, reduzindo suas opções de adquirir produtos e serviços e até limitando totalmente seu poder de compra.

Isso é extremamente prejudicial, já que impede que a pessoa até mesmo consiga adquirir serviços básicos por estar com o nome sujo.

A negativação indevida pode acontecer por vários fatores, a depender do caso. Sendo assim, é muito importante que você saiba reconhecer as formas com que esse problema aparece.

Principais causas da negativação indevida

Agora que você já sabe o que é estar com o nome sujo indevidamente, é hora de conhecer quais as principais causas para que isso ocorra.

Veja abaixo quais as situações mais comuns que costumam acontecer com aqueles que passam por esse tipo de problema.

Serviços não contratados

Quando uma pessoa é negativada indevidamente por serviços não contratados, o que ocorre é que seu nome fica sujo por pagar uma conta referente a algo que ela nunca usou.

Por exemplo, quando o banco lhe cobra por um empréstimo que você nunca contratou ou por um financiamento que nunca fez.

Isso pode parecer difícil de acontecer, entretanto, é uma situação mais comum do que parece, e que causa muitos transtornos ao consumidor.

Dívidas já pagas

Algumas vezes, o consumidor faz um empréstimo, financiamento ou mesmo uma compra e quita completamente a dívida, mas mesmo assim continua sendo cobrado.

O banco liga insistentemente para cobrar algo que a pessoa já pagou ou mesmo já terminou de quitar há algum tempo, insistindo que há valores em aberto ou até mesmo que nada foi pago.

Essa é uma outra situação muito comum, portanto, não se esqueça de guardar sempre os comprovantes de pagamento para que você possa se prevenir e provar mais facilmente que não deve.

Golpe ou fraude

O golpe ou fraude envolvendo documentos e informações pessoais está cada dia mais comum, e é preciso se precaver sempre para não cair em situações complicadas.

As fraudes financeiras são uma realidade. Portanto, cuidado ao enviar dados de conta bancária ou de CPF e documentos para pessoas desconhecidas.

Isso pode deixar seu nome vulnerável e você pode acabar sendo vítima de um golpe.

Tenha atenção a situações de negativação indevida

Essas não são as únicas maneiras de se envolver numa situação de negativação indevida. Existem outras formas, como serviços cancelados que ainda são cobrados ou até mesmo dívidas renegociadas que não se contabilizam como pagas.

Seja qual for o motivo pelo qual seu nome está sujo sem motivo, é muito importante que você busque uma forma de comprovar que está com seus débitos em dia.

Mantenha os comprovantes de pagamento sempre à mão e, caso precise, conte com especialistas para te ajudar a comprovar a negativação indevida.

Leia também: Saiba Como Fazer O Dinheiro Render Mais No Fim Do Mês

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as