Quando tenho direito a receber danos morais por nome negativado indevidamente?

Nome negativado indevidamente

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você teve seu nome negativado indevidamente ou simplesmente conhece alguém que esteja nessa situação, já deve ter se perguntado várias vezes se tem direito a receber os danos morais.

Um nome negativado por si só já é uma situação que traz diversos transtornos para o consumidor. Quando essa negativação é indevida, ou seja, foi feita sem que a pessoa estivesse realmente devendo, essas consequências são ainda piores.

Caso sua situação seja essa e você precise saber se pode ou não pleitear a indenização por danos morais, então acompanhe com detalhes as informações que iremos passar. Confira agora.

Quando acontece o nome negativado indevidamente?

O nome negativado indevidamente acontece quando alguma instituição ou empresa acaba por inserir o nome do consumidor que não está devendo em algum dos órgãos de proteção ao crédito.

Esse erro por parte da empresa pode ocorrer por vários motivos, e pode pegar qualquer um de surpresa. Algumas das formas mais comuns de acontecer o nome negativado indevidamente são as seguintes:

  • Conta que já foi paga;
  • Serviço que o consumidor nunca chegou a contratar;
  • Serviço cancelado e que continua sendo cobrado indevidamente.

Essas situações são mais comuns do que você possa pensar e podem acontecer com qualquer um. É importante sempre estar muito atento para que você identifique essa negativação e possa recorrer dela junto a empresa.

Fique sempre de olho nos birôs de proteção ao crédito e também nas ligações e mensagens que pode vir a receber por conta dessa cobrança.

Pagou o acordo, mas ainda está negativado? Entenda como isso acontece!

Ao ter uma dívida em seu nome, muitas vezes a empresa que está cobrando oferece um acordo. Esse acordo pode até mesmo ser muito vantajoso para o consumidor que está devendo, graças aos descontos que podem vir a ser ofertados.

Deve-se saber, no entanto, que ao pagar esse acordo de forma integral ou mesmo parcelar e pagar o primeiro mês, a empresa já deve retirar o nome da pessoa dos órgãos de proteção ao crédito após 5 dias de confirmado o pagamento.

Porém, muitas vezes isso não acontece e o consumidor continua negativado. Saiba então que a indenização por danos morais pode ser devida nessa situação em que a empresa continua cobrando a pessoa por algo que já foi pago.

Quais as consequências de estar negativado indevidamente?

Estar negativado indevidamente traz diversos males para a vida do consumidor, que simplesmente encara diversas dificuldades na hora de conseguir crédito.

Ou seja, a pessoa nem sequer adquiriu aquela dívida e é responsabilizada por ela, não encontrando crédito quando precisa.

Algumas das consequências de estar negativado são as seguintes:

  • Negativa ao tentar contrair empréstimos;
  • Dificuldades para fazer cartão de crédito;
  • Impedimento para emitir talões de cheques;
  • Dificuldades para alugar imóveis;
  • Problemas ao comprar no crediário.

Essas e outras consequências ao consumidor são extremamente prejudiciais, e acabam por trazer danos. Se a pessoa precisar fazer um crediário e não conseguir, por exemplo, estará impedida de adquirir um bem de consumo necessário para sua vida por conta de um erro da empresa que o negativou.

Nome negativado indevidamente gera indenização?

Quando o consumidor tem o seu nome negativado, o que acontece é que ele fica desacreditado nas lojas e instituições financeiras, sendo, com isso, constrangido por não conseguir abertura de crédito quando mais precisa.

Nesses casos, é importante entender que há também uma queda na pontuação do score, o que afeta diretamente no seu relacionamento com as outras empresas e bancos do mercado.

Sendo assim, fica fácil perceber que a empresa que fez a negativação indevida tem a obrigação de limpar o nome do consumidor, bem como lhe indenizar por conta dos danos sofridos.

No entanto, nem sempre a indenização é devida. Veja abaixo alguns casos onde não sabe pedir os danos morais:

  • Se o consumidor tiver outra ou outras dívidas negativadas ao mesmo tempo em que tem uma negativação indevida;
  • Quando a dívida foi paga, mas não há comprovante;
  • Se a dívida negativada já prescreveu;
  • Cobranças indevidas sem negativação.

Como a SM Negativação pode te ajudar?

Estar com o nome sujo indevidamente é uma situação muito incômoda e prejudicial para qualquer consumidor. E o mais importante, para nós, é que você consiga o quanto antes recuperar seu nome limpo.

Podemos te auxiliar a identificar essa negativação indevida, bem como mediar o contato com a empresa que o negativou e ainda buscar, na justiça, a solução do seu problema.

Se você tem dúvidas a respeito do nome negativado indevidamente e deseja saber mais, então navegue pelo nosso site e conheça mais sobre nossa proposta.

Leia também: Negativação Indevida Por Empréstimo Não Contratado: O Que Fazer

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as