Se você teve seu nome negativado indevidamente ou simplesmente conhece alguém que esteja nessa situação, já deve ter se perguntado várias vezes se tem direito a receber os danos morais.
Um nome negativado por si só já é uma situação que traz diversos transtornos para o consumidor. Quando essa negativação é indevida, ou seja, foi feita sem que a pessoa estivesse realmente devendo, essas consequências são ainda piores.
Caso sua situação seja essa e você precise saber se pode ou não pleitear a indenização por danos morais, então acompanhe com detalhes as informações que iremos passar. Confira agora.
Quando acontece o nome negativado indevidamente?
O nome negativado indevidamente acontece quando alguma instituição ou empresa acaba por inserir o nome do consumidor que não está devendo em algum dos órgãos de proteção ao crédito.
Esse erro por parte da empresa pode ocorrer por vários motivos, e pode pegar qualquer um de surpresa. Algumas das formas mais comuns de acontecer o nome negativado indevidamente são as seguintes:
- Conta que já foi paga;
- Serviço que o consumidor nunca chegou a contratar;
- Serviço cancelado e que continua sendo cobrado indevidamente.
Essas situações são mais comuns do que você possa pensar e podem acontecer com qualquer um. É importante sempre estar muito atento para que você identifique essa negativação e possa recorrer dela junto a empresa.
Fique sempre de olho nos birôs de proteção ao crédito e também nas ligações e mensagens que pode vir a receber por conta dessa cobrança.
Pagou o acordo, mas ainda está negativado? Entenda como isso acontece!
Ao ter uma dívida em seu nome, muitas vezes a empresa que está cobrando oferece um acordo. Esse acordo pode até mesmo ser muito vantajoso para o consumidor que está devendo, graças aos descontos que podem vir a ser ofertados.
Deve-se saber, no entanto, que ao pagar esse acordo de forma integral ou mesmo parcelar e pagar o primeiro mês, a empresa já deve retirar o nome da pessoa dos órgãos de proteção ao crédito após 5 dias de confirmado o pagamento.
Porém, muitas vezes isso não acontece e o consumidor continua negativado. Saiba então que a indenização por danos morais pode ser devida nessa situação em que a empresa continua cobrando a pessoa por algo que já foi pago.
Quais as consequências de estar negativado indevidamente?
Estar negativado indevidamente traz diversos males para a vida do consumidor, que simplesmente encara diversas dificuldades na hora de conseguir crédito.
Ou seja, a pessoa nem sequer adquiriu aquela dívida e é responsabilizada por ela, não encontrando crédito quando precisa.
Algumas das consequências de estar negativado são as seguintes:
- Negativa ao tentar contrair empréstimos;
- Dificuldades para fazer cartão de crédito;
- Impedimento para emitir talões de cheques;
- Dificuldades para alugar imóveis;
- Problemas ao comprar no crediário.
Essas e outras consequências ao consumidor são extremamente prejudiciais, e acabam por trazer danos. Se a pessoa precisar fazer um crediário e não conseguir, por exemplo, estará impedida de adquirir um bem de consumo necessário para sua vida por conta de um erro da empresa que o negativou.
Nome negativado indevidamente gera indenização?
Quando o consumidor tem o seu nome negativado, o que acontece é que ele fica desacreditado nas lojas e instituições financeiras, sendo, com isso, constrangido por não conseguir abertura de crédito quando mais precisa.
Nesses casos, é importante entender que há também uma queda na pontuação do score, o que afeta diretamente no seu relacionamento com as outras empresas e bancos do mercado.
Sendo assim, fica fácil perceber que a empresa que fez a negativação indevida tem a obrigação de limpar o nome do consumidor, bem como lhe indenizar por conta dos danos sofridos.
No entanto, nem sempre a indenização é devida. Veja abaixo alguns casos onde não sabe pedir os danos morais:
- Se o consumidor tiver outra ou outras dívidas negativadas ao mesmo tempo em que tem uma negativação indevida;
- Quando a dívida foi paga, mas não há comprovante;
- Se a dívida negativada já prescreveu;
- Cobranças indevidas sem negativação.
Como a SM Negativação pode te ajudar?
Estar com o nome sujo indevidamente é uma situação muito incômoda e prejudicial para qualquer consumidor. E o mais importante, para nós, é que você consiga o quanto antes recuperar seu nome limpo.
Podemos te auxiliar a identificar essa negativação indevida, bem como mediar o contato com a empresa que o negativou e ainda buscar, na justiça, a solução do seu problema.
Se você tem dúvidas a respeito do nome negativado indevidamente e deseja saber mais, então navegue pelo nosso site e conheça mais sobre nossa proposta.
Leia também: Negativação Indevida Por Empréstimo Não Contratado: O Que Fazer
Siga nosso Instagram: @sm_negativacao