Uma empresa pode cobrar uma dívida caduca?

Dívida Caduca

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A dívida caduca é um assunto que ainda gera muita confusão e dúvidas nas pessoas. Portanto, é importante compreender como esse processo de caducar funciona e o que ele implica na vida do consumidor.

É um fato que ninguém gosta de dívidas ou pretende ficar endividado. Porém, pode acontecer. Ninguém está livre de passar por uma situação em que haja problemas financeiros ou mesmo falta de recursos.

Com um nome negativado, o consumidor passa por diversos problemas, como a negativa de crédito por instituições financeiras, bem como o constrangimento de não ter acesso a esses benefícios quando precisar.

Se você quer saber mais a respeito da dívida caduca, então acompanhe nosso artigo de hoje e veja todas as informações deste tema. Confira e fique por dentro do assunto.

Dívida caduca: o que é e em quantos anos acontece a prescrição de dívida?

A dívida caduca nada mais é do que aquela dívida que já está prescrita, ou seja, que tem mais de 5 anos. Quando um débito passa desse limite de 5 anos, o nome do consumidor deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

Sendo assim, essa dívida pode ser cobrada e influenciar a vida do devedor até este prazo. Depois disso, o nome deve ficar limpo, ou seja, as outras empresas não mais conseguirão ver que a pessoa continua devendo.

A dívida deixa de existir?

Mas será que quando a dívida caduca ela deixa de existir e o consumidor não precisa mais pagar? Na realidade não é bem assim que funciona. Isso porque a dívida irá continuar existindo para a empresa credora.

O que acontece é que outras empresas ou instituições não conseguem mais visualizar aquele débito.

Porém, o consumidor continua devendo para a empresa credora e ainda precisa pagar a dívida, tendo ela ainda o direito de cobrar aquele débito.

Inclusive, a pessoa pode ter dificuldades de crédito ao tratar novamente com esta mesma empresa, ou seja, isso trará problemas para a pessoa no longo prazo.

Com quantos anos o nome sai do Serasa?

Depois de 5 anos a empresa deve retirar o nome do devedor do Serasa e também de outros órgãos de proteção ao crédito. Esse é o tempo que o credor tem para cobrar o consumidor.

Depois desse período, o nome não pode mais estar negativado ou sujo, devendo a empresa retirar o nome dos sistemas de proteção ao crédito, fazendo assim com que a dívida não possa mais ser vista por outras empresas.

A dívida de 20 anos pode ser cobrada?

Se caso o credor entrar na justiça para cobrar a dívida antes do prazo de 5 anos acabar, então a dívida com 20 anos pode sim ser cobrada do consumidor.

Desse modo, enquanto a dívida estiver em disputa, os juros vão continuar correndo normalmente, de maneira que o devedor terá de arcar com todos os custos caso perca a briga judicial.

Porém, caso o credor entre com o processo depois dos cinco anos decorridos, ainda assim precisará de retirar o nome do consumidor dos órgãos de proteção ao crédito.

Vale a pena esperar a prescrição de dívida?

Com certeza não vale a pena esperar a dívida prescrever, já que você terá diversas consequências negativas enquanto não realizar o pagamento do débito.

Você ficará por todos esses anos com o nome negativado, sem conseguir crédito quando precisar e impedido de realizar compras parceladas.

No momento em que uma emergência surgir, terá muita dificuldade de conseguir o crédito e isso é algo que ninguém deseja. Procure sempre regularizar a sua situação e evite ficar com o nome sujo.

Como faço para regularizar uma dívida caduca?

Você pode entrar em contato com o credor e buscar um acordo para pagar aquela dívida caduca. Assim, você pode economizar nos juros e ainda consegue regularizar sua situação financeira.

Por vezes, o acordo ofertado pode ser bem interessante, fazendo assim com que o consumidor devedor também seja beneficiado por conta dos descontos.

Se você está com sua vida financeira desregulada, saiba então que é preciso se organizar para não ter mais problemas como estes.

Agora que você sabe mais sobre a dívida caduca, regularize as suas o quanto antes e evite maiores problemas. Para saber mais, continue navegando em nosso site e veja mais informações.

Leia também: Quando Tenho Direito A Receber Danos Morais Por Nome Negativado Indevidamente?

Siga nosso Instagram: @sm_negativacao

Outros posts

Dívidas antigas
Negativação Indevida

Dívidas antigas: como renegociar após 5 anos?

Algumas pessoas acreditam que as dívidas antigas são extintas. No entanto, mesmo após algum tempo, elas continuam existindo e podem inclusive gerar limitações futuras. Mas

Controle financeiro
Negativação Indevida

Como recuperar o controle financeiro?

Se chegar no final do mês sempre bate aquela sensação de que não conseguirá chegar ao final do mês sem aquele sofrimento para pagar as